quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pesquisa é premiada no CIC-UFPEL



No XX Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, foi apresentado na modalidade oral,O trabalho de Pesquisa realizado pela Petiana Larissa Pires Bilhalba sob orientação do Tutor do PET-Física Álvaro Leonardi Ayala Filho. O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011, e no ultimo dia 23 aconteceu a cerimônia de encerramento do evento juntamente com a entrega do troféu jovem pesquisador aos premiados. A pesquisa em destaque ganhou 2° Lugar na área das ciências humanas.

Saiba um pouco mais sobre a Pesquisa!


INVESTIGAÇÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS DE CINEMÁTICA POR ALUNOS DA DISCIPLINA FÍSICA GERAL I NO REFERENCIAL DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI
Historicamente, a disciplina Física Geral I do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas tem apresentado um alto índice de reprovação, o que evidencia a dificuldade existente na construção de conceitos físicos e a necessidade de introdução de novas práticas pedagógicas. Por outro lado, o currículo do curso não permite a criação de alternativas pedagógicas dentro do espaço da grade curricular. Nessa perspectiva, propõem-se o projeto Oficinas de Construção dos Conceitos, que se caracteriza por ensino e pesquisa, onde se desenvolve uma análise sobre o processo de construção dos conceitos científicos referentes às Leis de Newton por alunos da disciplina citada, considerando o referencial da teoria sócio-histórica de Vigotski. Os resultados iniciais, que se referem à investigação sobre as concepções alternativas em cinemática de dez estudantes que responderam a duas questões envolvendo composição de movimentos e explicaram suas soluções em entrevistas semi-estruturadas. A discussão dos resultados na perspectiva da teoria sócio-histórica evidencia que essas concepções se constituem em obstáculos não só à construção dos conceitos cinemáticos Galileanos, mas obstáculos à construção de todo o sistema conceitual que dá suporte ao entendimento das Leis de Newton. Nossos resultados apontam para necessidade de mudanças nos pressupostos pedagógicos vigentes no ensino das disciplinas iniciais do curso.